"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

domingo, 7 de novembro de 2010

Amazônia conta com 170 km² de floresta devastada

O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) registrou que o Mato Grosso no mês de setembro de 2010, tornou-se o estado responsável por 48% dos 170 km² de floresta devastada na Amazônia. Mesmo assim, De acordo com o Instituto, o desflorestamento diminuiu em 21% se comparado ao mesmo período de 2009, quando o desmatamento atingiu 216 quilômetros quadrados.
É bem verdade, Prezado Leitor, que houve uma ligeira redução no percentual relativo ao desmatamento registrado na Amazônia. Todavia, o sistema mostra que a degradação florestal registrada no mês de setembro, que foi de 500 km², teve um aumento de 147% em relação ao mesmo mês de 2009. A maior parte da degradação aconteceu no Mato Grosso (85%), seguido por Pará (4%), Rondônia (4%), Acre (3%) e Amazonas (1%).
Segundo o SAD, a degradação florestal acumulada atingiu 2.055 quilômetros quadrados, representando um aumento extremamente expressivo de 213% na degradação florestal acumulada de agosto a setembro de 2010, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Nessa área, Caro Leitor, precisamos nos mobilizar para fazermos ainda  mais. Os dados revelados pelo SAD registraram  que os 170 km² de desmatamento que ocorreu no mês de setembro comprometeram 2,6 milhões de toneladas de carbono. Essa quantidade de carbono afetada resulta em 9,5 milhões de toneladas de CO2 equivalente (medida métrica utilizada para comparar as emissões de vários Gases de Efeito Estufa baseado no potencial de aquecimento global de cada um, definido na decisão 2/COP 3) e representa uma queda de 13% em relação a setembro de 2009, quando o carbono florestal afetado foi de 3,9 milhões de toneladas.

Um comentário:

  1. Meu amigo, semana passada lembrei de vc, vi um programa na Band chamado Aliga, que falava sobre as mudanças climaticas achei muito legal, se vc não viu vale a pena ver tem vídeos do progama exibido no site e tb no youtube
    http://www.band.com.br/aliga/

    ResponderExcluir