"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

domingo, 24 de outubro de 2010

Entraves climáticos do século XXI

É bem verdade, Caro Leitor, que existe entre nós mortais, pessoas que ainda  rejeitam  que o aquecimento global é uma realidade que tem origem da atividade humana.
Pelo menos hoje, a maioria delas, já aceitam que entre 1961 e 1997, as geleiras mundiais perderam cerca de quatro mil quilômetros cúbicos de gelo e que, além disso, a camada de gelo da Groenlândia possivelmente não terá salvação.
Com certeza nesse universo sem salvação estão incluídas outras partes do nosso planeta. Há estudos no meio acadêmico que projetam que uma fatia significativa da população mundial (de 13 a 88 milhões de pessoas) poderá ser inundada pelo mar a cada ano na década de 2080. Infelizmente nesse contexto encontram-se, como sempre, os países mais pobres que, por conseguinte, serão os mais penalizados.
Cientistas especializados no assunto alegam, categoricamente, que para evitar os efeitos mais catastróficos gerados pelas mudanças climáticas, a sociedade como um todo terá que se mobilizar com o propósito de estabilizar as emissões na próxima década e depois reduzi-las de 60% a 80%, pelo menos, até meados desse século.
Felizmente nós, Caro Leitor, ainda podemos fazer muito: segundo estudo de 2008 realizado por pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, por exemplo, se deixássemos simplesmente de comer carne e laticínios apenas um dia por semana, isso faria mais para reduzir o nosso déficit  coletivo de carbono do que se toda a população dos Estados Unidos comesse alimentos produzidos localmente todos os dias do ano. Jamais poderemos esquecer que a produção de um quilo de carne bovina, emite a mesma quantidade de gases de efeito estufa produzida por um carro pequeno, durante um percurso de aproximadamente 112 quilômetros.
Acho, sinceramente, Prezado Leitor, que nós deveremos refletir, urgentemente, sobre o assunto e mudarmos alguns procedimentos visando, sobretudo, a mitigação dos malefícios provocados pelas mudanças climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário