"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Amazônia e a sua Biodiversidade

O termo biodiversidade ou diversidade biológica, julgo bom lembrar Caro Leitor, descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. Para entender perfeitamente o que é biodiversidade, é preciso  considerar o termo em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras.
A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas. A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas, por exemplo, estão na base dos ecossistemas. Como elas florescem com mais intensidade nas áreas úmidas e quentes, a maior diversidade é detectada nos trópicos, como é o caso da Amazônia e sua excepcional vegetação.
Ainda não se sabe quantas espécies vegetais e animais existem no mundo. As estimativas variam entre 10 e 50 milhões, mas até agora os cientistas classificaram e deram nome a somente 1,5 milhão de espécies. Entre os especialistas, o Brasil é considerado o país da "megadiversidade". Aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão presentes nos nossos ecossistemas.
Infelizmente a poluição aliada ao uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola e a expansão urbana e industrial está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção. A cada ano, aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. As estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10% das espécies que habitam as florestas tropicais poderão ser extinta dentro dos próximos 30 anos. 
            O que ainda nos conforta, Prezado Leitor, é que a biodiversidade amazônica reserva muitos segredos. Essa “caixa de segredos” surpreenderá, com certeza, a humanidade ao longo das próximas décadas. As florestas da região concentram 60% de todas as formas de vida do planeta, mas calcula-se que somente 30% de todas elas são conhecidas pela ciência. 

2 comentários:

  1. Olá Salatiel

    Ligar o computador, significa uma visita no seu blog. Parabéns por incentivar o mundo a melhorar o nosso planeta. A partir do seu Blog tenho incentivados os jovens a cuidar melhor dos espaços que freqüentamos.

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns Dr.Salatiel pela iniciativa de colocar em prática o que estamos vivenciando:"o clamor do nosso planeta por socorro".O senhor tem contribuido de uma forma bastante significativa para a conscientização das pessoas sobre os efeitos devastadores da poluicão no meio ambiente.Este blog está adicionado nos meus favoritos e divulgarei para todos,com o objetivo que essa ideia seja multiplicada.

    ResponderExcluir