"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

sábado, 20 de novembro de 2010

Derretimento de Geleiras comprometem biodiversidade

Cerca de 8.400 km2 do território do Quirguistão são geleiras e estão derretendo em uma velocidade assustadora, segundo alertam os cientista. Com certeza esse fenômeno afetará tanto a flora quanto a fauna da Ásia Central, causando danos irreparáveis aos ecossistemas. Há, inclusive, se nada for feito, risco imediato de muitas espécies vegetais e animais desaparecerem.
Não podemos esquecer que embora as geleiras existentes no Quirguistão só cubram 0,1% da massa continental mundial, esse país abriga 1% das espécies do planeta. Nesse universo estão inclusos mais de 200 classes de plantas, mais de três mil invertebrados e 17 vertebrados. Esse país abriga ainda, alguns animais raros, como a ovelha Marco Polo, o urso marrom do Himalaia e a cabra montês siberiana, bem como o leopardo da neve – hoje, em risco de extinção, em função de seu hábitat está estreitamente vinculados as geleiras.
Segundo especialistas da região, 90% da água dos rios e lagos do Quirguistão provêm das geleiras que naturalmente derretem no verão e se congelam no inverno. Esse manejo natural das águas garante e alimenta os ecossistemas interligados, assegurando o hábitat de uma flora e fauna rica e diversificada naquele continente, como todos nós temos conhecimento.
As catástrofes que acontecem, mesmo à distância, batem a nossa porta alertando sobre a situação agonizante que o planeta ora atravessa.  Que façamos o mínimo, Prezado Leitor, mas que esse mínimo seja a nossa parte... Pense nisto!

Um comentário:

  1. Meu querido, parabéns por seu blog, muito bem organizado e com conteúdos excelentes, pena que as pessoas não valorizam o que é bom, poucas estão voltadas para o conhecimento na internet, só têm olhos para pornografia imoral, mas infelizmente não podemo sfazer muita coisa, no entanto sua iniciativa é louvável, pois os post aqui são muito bons, parabéns mesmo!

    Atenciosamente,
    Alex

    ResponderExcluir