"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

terça-feira, 15 de junho de 2010

A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global

Desde que surgiu a polêmica sobre o efeito estufa, vários foram os estudos desenvolvidos para que os cientistas tentassem compreendê-lo. Para a comunidade científica, não há mais dúvidas de que os riscos são reais e que as predições do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), que assessora a ONU nesse tema, são sólidas.
O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo, portanto, libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância, pois sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
O aumento dos gases estufa na atmosfera (gás carbônico,  metano e óxido nitroso), tem potencializado esse fenômeno natural, causando um aumento significativo na temperatura do planeta. Esse desequilíbrio energético dá origem ao fenômeno conhecido como aquecimento global. O IPCC afirma categoricamente que a maior parte desse aquecimento, observado durante os últimos 50 anos, se deve   ao aumento dos gases que geram o efeito estufa.
Segundo relatório de pesquisas dos cientistas do IPCC o mundo enfrentará as mazelas geradas pelo aumento de temperatura no planeta. Há previsão de a temperatura subir de 1,8ºC a 4ºC até 2100. Como consequência os furacões e ciclones terão mais força; as áreas de seca devem se expandir;  haverá ondas de calor mais intensas, gerando, por conseguinte, mais inundações; o nível do mar aumentará entre 20 e 60 centímetros, sem levar em conta os efeitos prováveis do degelo dos pólos e, para agravar ainda mais a situação, o referido relatório garante que a metade de todas as espécies animais estarão sob risco de extinção.
O possível impacto do aquecimento global no Brasil previsto por pesquisadores brasileiros do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)  apontam que nos próximos anos, as regiões Sul e Sudeste vão sofrer com chuvas e inundações cada vez mais frequentes; a floresta Amazônica pode perder 30% da vegetação, por causa de um aumento na temperatura que vai de 3ºC a 5,3ºC até 2100; no Nordeste, até o fim do século, a variação deve ficar entre 2ºC e 4ºC; o  nível do mar deve subir 0,5 metro nas próximas décadas e 42 milhões de pessoas podem ser afetadas.
Infelizmente, num período  de dois anos o Brasil entrou para a lista dos países que mais poluem o meio ambiente, com emissão de gases na atmosfera. Na sequência da destruição encontram-se em ordem ascendente: EUA, China, Rússia,  Brasil, Japão,  Índia, Alemanha, Reino Unido, Canadá e  Itália.
Os motivos, caros leitores, são os mesmos que já conhecemos: o desmatamento, as queimadas e a destruição do meio ambiente. Essas atitudes irresponsáveis praticadas pelo homem geram a extinção dos biomas, ecossistemas, biodiversidades, áreas de proteção ambiental e áreas de proteção permanente.
O planeta geme. Vamos nos organizar para mitigar essa agonia. A hora é essa. Se cada um fizer a sua parte, já é um bom princípio. Pense nisto! 

Um comentário:

  1. Ola gostaria de agradecer por ser meu seguidor de tão longe, o mundo virtual nos aproxima das pessoas mesmo distante né rs... é muito gratificante ter pessoas como vc inteligentes e preocupados com o mundo nos dando valor. quero retrubuir pois achei seu blog muito legal e importante, inclusive peço sua permissão para colocar essa materia no meu blog? digo um link dessa matéria. obrigada meu novo amigo virtual.

    ResponderExcluir