"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

terça-feira, 29 de junho de 2010

Brasil pode crescer reduzindo 37% das emissões dos gases do efeito estufa

Sem que haja comprometimento do crescimento econômico e da geração de empregos, o Brasil pode sim reduzir as emissões dos gases do efeito estufa em até 37, entre 2010 e 2030.  Essa façanha é resultado de um relatório divulgado pelo Banco Mundial na quinta-feira (17).
Segundo o relatório do Banco Mundial, para que isto acontecesse seria necessário investir cerca de US$ 20 bilhões a mais por ano na implantação de políticas voltadas para um cenário de baixo carbono. Isto somaria no período considerado US$ 725 bilhões computando, para tanto,  as ações já adotadas pelo governo. Para se ter uma idéia do tamanho dessa proeza, de acordo com Relatório, a redução equivaleria à retirada de circulação de todos os carros do mundo por três anos.
De acordo com o Relatório essa dinheirama viria do setor privado beneficiados com os louros oriundos da redução dos gases estufa, em alguns casos do setor público, mas, sobretudo, dos países industrializados, uma vez que não é imperioso que os países em desenvolvimento sigam  o mesmo caminho que eles percorreram ao longo dos anos, para atingirem o atual  patamar de desenvolvimento.
O estudo destaca entre outras iniciativas as ações que efetivamente podem contribuir para a preservação ambiental, como a redução de congestionamentos no transporte, o melhor manejo de resíduos urbanos, o aumento da produtividade da pecuária e a conservação de florestas. É bem verdade que nos últimos quatro anos houve um significativo declínio do desmatamento, particularmente na Amazônia Brasileira. Todavia, as mazelas geradas por esse feito, ainda preocupante em algumas regiões do país, continuam sendo a maior fonte das emissões de carbono, representando aproximadamente dois quintos das emissões nacionais brutas.
Mesmo diante do cenário atual, o Banco Mundial estima que o desmatamento possa ser reduzido em até 68% em 2030. Essa redução chegaria a 90% na região da Mata Atlântica; na Amazônia e no Cerrado, seria respectivamente de 68% e 64%.
As estimativas para que haja eficientemente a mitigação da emissão dos gases estufa no Brasil, reveladas pelo relatório do Banco Mundial, são tão surpreendentes que deixam países vizinhos, em parecida condição, com inveja. Contudo, para que este sonho se concretize, é imprescindível Caro Leitor, que haja a devida conscientização, por parte das lideranças das maiores economias mundiais, sobre a importância dos biomas brasileiros para o planeta. E, além disso, que haja por parte dos nossos representantes, em todos os níveis de governo, a elaboração de programas que fomentem as ideias constantes nas ações reveladas pelo relatório do Banco Mundial apresentadas nesta matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário