"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Falta de água potável no mundo será o entrave deste século

O Brasil desponta no mundo  como o primeiro país em disponibilidade de água doce. Todavia, a poluição aliada ao uso inadequado compromete esse recurso em várias regiões do País.
Atualmente, o índice per capita é de 200 litros de água/dia em determinadas regiões do Brasil, ou duas vezes mais do que o observado em Portugal, Bélgica, Alemanha e Republica Tcheca, que são apontados negativamente pelo mundo, pelo uso irresponsável desse recurso.
Na última década a quantidade de água distribuída aos brasileiros cresceu 30%, mas o desperdício é assustador.  Ainda desperdiça-se  45% de toda a água ofertada pelos sistemas de fornecimento.
Segundo especialistas em uso racional de água doce, o Brasil precisa alcançar um padrão sustentável de consumo desse bem imprescindível para a sobrevivência das espécies.  Com certeza, neste século, o desconforto existente entre muitos países  que detém  os louros gerados  pelos derivados do petróleo, não sobreviverá à escassez da água nos cinco continentes. Estudiosos preveem que em breve a água será a causa principal de conflitos entre nações. Há sinais dessa tensão em áreas do planeta como Oriente Médio e África.
A água disponível no território brasileiro é suficiente para as necessidades do País, apesar da degradação. Entretanto, seria necessário mais consciência por parte da população no uso da água e, por parte do governo, um maior cuidado com a questão do saneamento e abastecimento. Por exemplo, 90% das atividades modernas poderiam ser realizadas com água de reuso. Além de diminuir a pressão sobre a demanda, o custo dessa água é pelo menos 50% menor do que o preço da água fornecida pelas companhias de saneamento, porque não precisa passar por tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário