"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

terça-feira, 8 de junho de 2010

Ganhos proporcionados pela Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação na Amazônia estão ameaçados pelas queimadas

Artigo divulgado pela revista Science nesta sexta-feira (04/06), revelou que o número de queimadas na Floresta Amazônica aumentou em 59%, particularmente nas áreas com baixos índices de desmatamento. Essas conclusões são oriundas de um estudo realizado pela universidade britânica de Exeter.
Para alcançar os resultados divulgados nesse Artigo, os cientistas fizeram os cruzamentos dos dados gerados pelo desmatamento na Amazônia com o mapa das queimadas detectado por satélite. Segundo os estudiosos daquele Centro Universitário, as técnicas tradicionalmente usadas na agricultura amazônica são as grandes culpadas pelo acréscimo do referido percentual , uma vez  que provocam queimadas em ciclos de três a cinco anos.
Diante dos resultados apontados pelo estudo em questão, os pesquisadores afirmaram que os ganhos com projetos Redd (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), possivelmente estão sendo anulados. Isto ocorre porque o governo federal não faz o monitoramento das emissões de gás carbônico, resultantes dos incêndios em porções de florestas, situadas ao redor e às margens da mata nem  da destruição de áreas em recuperação.
Enfim, o estudo chegou à conclusão que o uso de queimadas na agricultura precisa ser administrado de maneira sustentável. Só assim os programas de Redd podem alcançar o efeito desejado sobre a redução das emissões de gás carbônico na região.
Sinto-me na obrigação de  lembrar ao prezado leitor, que o termo Redd (tratado no 3º parágrafo desta matéria) surgiu em 2007, na COP-13, em Bali, na Indonésia. Foi quando se reconheceu o papel das florestas como fundamental para os esforços no combate aos efeitos das mudanças climáticas. Atualmente, o termo usado nas negociações de clima é Redd+ (ou Redd plus) e remete a um conjunto de medidas que possa ser adotado por países em desenvolvimento - o que inclui reduzir o desmatamento e fortalecer a conservação florestal.
Há, entretanto, quem defenda que Redd seja integrado ao mercado de venda de créditos de carbono, o que o Brasil discorda. Mas as regras para esse mecanismo não foram criadas ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário