"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Animais estão ameaçados de extinção no Golfo do México

As costas do Golfo do México e os pântanos endêmicos daquela região são redutos de reprodução de muitos animais. Os camarões pequenos, por exemplo, amadurecem nessas áreas  e depois migram para o oceano, para servir como alimento imprescindível para o perfeito funcionamento da cadeia alimentar marinha.
Com a tragédia provocada pela explosão da torre de perfuração da British Petroleum (BP), no dia 20 de abril passado no Golfo do México, toda a cadeia alimentar daquela região será afetada, se em três ou quatro anos não houver camarões adultos para emigrar e, por conseguinte,  suprir a demanda requerida pela fauna  marítima.
Segundo Cientistas experientes nesse tipo de desastre ecológico, as consequências provocadas  pelo derramamento de petróleo oriundo do afundamento da plataforma são cumulativas. Atualmente, existe um impacto imediato no sistema, mas a mortalidade é relativamente pequena em comparação com os efeitos futuros, que infelizmente não se pode precisar.
A tragédia não pára por aí. Ainda não há sinais de que seja possível controlar o vazamento de óleo no curto prazo. A corrente marítima já está depositando animais na costa do Estado norte-americano da Geórgia. Segundo o Centro Biológico da Diversidade (CBD) dos Estados Unidos, várias espécies de animais do Golfo do México estão em risco de extinção. Entre eles se encontram: o atum azul, as tartarugas oliva e de couro, a baleia cachalote e algumas aves como o batuíra melodiosa e o esturjão.

2 comentários:

  1. Coisa triste e revoltante essa que está ocorrendo no Golfo do México.

    Quero saber se fosse o Brasil que fosse responsável por esse acidente. Acho que já teríamos sido invadidos.

    ResponderExcluir
  2. Me responda só uma coisa: Por que quando eu posto uma notícia e envio para a EULINKO o meu blog não aparece na postagem como acontece com o seu senhor Salatiel de Oliveira Monteiro? Se o Senhor souber me responder agraderia

    ResponderExcluir