"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

terça-feira, 1 de junho de 2010

Desmatamento diário na Amazônia é superior a área a ser alagada pela hidrelétrica Belo Monte

O professor Ivan de Toledo Camargo da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB),  afirmou nesta quinta-feira (27), em debate promovido pela UnB realizado durante o 27º Fórum Brasil Europa, que o desmatamento realizado em apenas um dia na Amazônia é superior ao total da área a ser alagada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
Para se ter uma ideia,  enquanto a hidrelétrica  Belo Monte alagará uma área de 516 km2,  é registrado todo dia, cerca de 500 km2 a menos de florestas na Amazônia. As dimensões são muito próximas. Porém,  a diferença está nos benefícios que essa hidrelétrica trará para os brasileiros. Segundo o Professor Camargo, ao contrário dos males causados pelo desmatamento, esse empreendimento  garantirá boa parte da energia a ser consumida no país. 
Diante do cenário energético ora desenvolvido no Brasil o professor Camargo sugere que se aproveite o bagaço de cana-de-açúcar nos sistemas complementares de geração de energia. Acrescentou: “O Brasil possui 9 milhões de hectares dedicados a plantações de cana-de-açúcar. Em 2020 serão 12 milhões. Registro com isto que o Brasil tem  condições de usar o bagaço da cana, que atualmente tem apenas 10% de aproveitamento, para gerar muita energia a partir da biomassa oriunda da moagem". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário