"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Acordo histórico pode mudar a trajetória do Aquecimento Global


Compromisso firmado entre os maiores poluentes do planeta favorecerá as decisivas negociações climáticas previstas para 2015, por ocasião da Conferência do Clima que será realizada em Paris.

O mundo pode, enfim, respirar mais aliviado. Depois da labuta incansável dos ambientalistas que vislumbram um planeta sustentável, finalmente podemos, sem restrição, celebrar o acordo histórico firmado entre Estados Unidos e China que visa à redução das emissões de CO2, assinado em 12 de novembro deste ano na capital italiana.
Infelizmente, ainda há nesse processo alguns gargalos (nações dependentes dos combustíveis fósseis, como Rússia, Austrália, Venezuela, Irã, Arábia Saudita e os países do Golfo). Todavia, é bom lembrar que sem a ratificação desse acordo era impossível sonhar com a verdadeira mitigação das emissões desse perigoso poluente.
Entre esses gargalos, que não podemos esquecer em função de sua crescente contribuição negativa para o aquecimento global, está inserido, também, a Índia. Piyush Goyal, ministro de energia daquele país, declarou dias depois da assinatura do referido acordo: “O desenvolvimento da Índia não pode ser sacrificado. O ocidente terá que reconhecer que nós enfrentamos as necessidades da pobreza”.
Goyal deixou claro em alguns periódicos que o uso de carvão nacional na Índia passará dos 565 milhões de toneladas registrados no ano passado para mais de um bilhão de toneladas em 2019. O estrago, infelizmente Prezado(a) Seguidor(a), vai além de nossas expectativas. infausto Goyal disseminou a notícia nos principais jornais que circulam em  Nova Délhi, que está entregando concessões para extração de carvão em grande velocidade.
A Casa Branca, “Dona do Mundo”, agora sensibilizada com a real situação climática, tem como incumbência imediata: mostrar a Piyush Goyal o verdadeiro “caminho das pedras”, haja vista que a Índia está entre os países que mais contaminam o meio ambiente. É bem verdade que as suas emissões estão aquém das provocadas pelos Estados Unidos e pela China, que emitem 6.826 e 9.900 toneladas métricas de CO2, respectivamente. Contudo, estudos científicos, publicados recentemente, afirmam que as emissões desses gases provocadas pela Índia estão aumentando desenfreadamente e, sobretudo, em uma velocidade assustadora.
Diante desse cenário que norteia as prováveis futuras catástrofes, caso nada seja feito para atingir e, principalmente, manter a meta  desejada, é imperativo que haja, por parte das autoridades competentes, o consenso que o aquecimento do planeta não poderá ultrapassar 2ºC tendo como base a temperatura constatada na era pré-industrial.

14 comentários:

  1. ╔╔║⌂═╗
    ╠╠║║╔╝
    ║╚╚║╚═
    ╔╗║ ╔╗ ║║ ⌂ ╔╣ ╔╗ ╔╣
    ║║║ ╠╣ ║║ ║ ║║ ╠╣ ║║
    ║╚╝ ║║ ╚╝ ║ ╚╝ ║║ ╚╝
    ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊★
    ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊☆
    ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊♥
    ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊♡
    ┊ ┊ ┊ ┊ ┊★
    ┊ ┊ ┊ ┊☆
    ┊ ┊ ┊♥
    ┊ ┊♡
    ┊★
    ☆ MaRiBeL☆

    ResponderExcluir
  2. Olá Salatiel, muito obrigada e um feliz ano novo repleto de realizações e saúde para você e seus familiares.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Feliz año!! He venido a conocer el blog y darte las gracias por visitar el mío y quedar como seguidor.
    Muy interesantes tus post, con mucha información de actualidad, amena, refrescante e importante.
    Saludos
    Rosa

    ResponderExcluir
  4. Este año como cada año, nuestro tren parara en alguna estación, depende de cada uno de nosotros dejar ir a la tristezas, miedos, frustraciones, malos momentos, desamor. Agradece a cada uno de ellos.. su compañía y sus enseñanzas, aunque hayan sido dolorosas, déjalos ir, déjalos bajar de este tren. Deseo que en esta parada, a tu tren suban miles de bendiciones, sueños alcanzables, amor, abundancia, fuerza y determinación para seguir tu viaje.
    Hoy en mi vagón quedaran puestos desocupados y espero te sientes a mi lado para compartir junt@s este nuevo viaje. FELIZ NUEVO COMIENZO EN ESTE AÑO 2015!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Salatiel!
    Não podemos esquecer que nós também estamos contribuindo em muito, com o aquecimento global, principalmente com o uso excessivo de usinas termo-elétricas e o aumento das queimadas e desmatamentos, além do grande número de veículos nas ruas!
    Enquanto a China continuar crescendo e poluindo na velocidade de hoje, não há como diminuir a emissão de poluentes. Se ela diminuir o ritmo de crescimento, o mundo pára. Enfim, a solução está longe se avistar.
    Abraços!

    VitorNani/Hang Gliding Paradise


    ResponderExcluir
  6. Venho agradecer o seu registo no meu blogue plullina.blogspot.pt
    e já fiz o mesmo no seu. Também me interessa o tema
    tratado neste seu blogue. Voltarei sempre que me seja
    possível.
    Um abraço
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  7. Feliz 2015 com muitas coisas boas e válidas.
    Um abraço
    Graça

    ResponderExcluir
  8. Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,
    também agradeço por partilhar o seu saber, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,para que possa seguir também o seu blog. Paz.
    António Batalha.

    ResponderExcluir
  9. É na verdade um dos grandes problemas, mas parece que as autoridades dos países pouco estão a fazer, estão mais interessados a encher o saco do que tomar medidas no que respeita o meio ambiente.
    Continue este belo trabalho.
    Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns. Fico encantada com o teu trabalho em prol do Meio Ambiente.

    ResponderExcluir
  11. Tenemos que tomar conciencia de las necesidades de nuestro planeta que son diametralmente opuestas a la esquilmación continuada de sus recursos.

    ResponderExcluir
  12. Acho seu blog fantástico. Só uma pessoal sensível e inteligente, seria capaz de insistir incessantemente na possibilidade de mudança de comportamento em favor do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  13. Vim bordar um recadinho no seu blog!
    Acabei de visitar sua página e quem dera se os acordos fosse efetivos...
    http://hildasbordados.blogspot.com.br
    Até o próximo bordado, farei mais visitas!!
    Um bom domingo para você e sua família! :)

    ResponderExcluir