"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

quarta-feira, 4 de março de 2015

Hábitos adquiridos em função da ”abundância hídrica” levam brasileiros a terem menos água nas torneiras



O consumo de água no mundo cresceu nos últimos 50 anos mais de cinco vezes. A exploração desordenada desse recurso imprescindível à vida reduz os estoques disponíveis. Mesmo assim, nós ainda relutamos em adotar medidas que contribuam, efetivamente, para garantir a sua preservação. Neste século, se colocarmos a água entre as moedas vigentes, ela, com certeza, determinará em um futuro próximo a paz ou a guerra entre as nações.


Estou convencido, sinceramente, que a crise hídrica que ora acomete o planeta é oriunda dos impactos climáticos causados, principalmente, pelas atividades irresponsáveis desenvolvidas pelos homens. Entre essas atividades, destaque particular pode ser dado ao aumento de gases de efeito estufa na atmosfera, que resultam prioritariamente da utilização de combustíveis fósseis somada, entre outros, a queima de estoques de carbonos existentes, ainda, nas florestas remanescentes.

Lamento, profundamente, Prezado(a) Seguidor(a), compartilhar que os problemas a serem enfrentados no presente século não estão resumidos, apenas, aos conflitos gerados pelos ambiciosos que vislumbram o poder e aos movimentos conservadores e religiosos que interpretam, literalmente, os “livros sagrados”. Há, infelizmente, aliado a estes a escassez de água que aumenta a cada dia que passa em todo mundo, em virtude da ausência de manejo racional e usos sustentáveis dos recursos naturais.

É oportuno relembrarmos que o planeta dispõe de menos de 1,4 bilhão de km3 de água, sendo 97,5% de água salgada e só 2,5% de água doce.  Desse acanhado percentual, dois terços estão distribuídos em rios, lagos e lençóis subterrâneos de difícil acesso. Cabe ressaltar que é dessa água que dependemos para garantir a sobrevivência.

Nós brasileiros já estamos sofrendo com a escassez de água destinada ao uso doméstico, a indústria, ao comércio e a agricultura. Entretanto, não podemos esquecer que o Brasil é um país privilegiado. Mais de 10% das reservas de água doce do mundo se encontram no território brasileiro. Porém, é conveniente salientar que essa água não está distribuída, uniformemente,  em todos os recantos do país.

Diante dos fatos, acredito que chegou a hora de reavaliarmos alguns hábitos, sobretudo, negativos, adquiridos possivelmente pela ”falsa abundância”, ocorrida em algum momento de nossa história, desse recurso finito e imprescindível à vida. Não irei generalizar a opinião, porque se assim o fizesse estaria sendo injusto com uma parcela significativa da população brasileira, que utiliza a água de forma coerente. Contudo, posso garantir que ainda consumimos cerca de 200 litros de água por dia. A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda utilizar, apenas, 110 litros. Esbanjamos mais de 200 litros de água para lavar um carro fazendo a utilização de mangueira; gastamos mais de 130 litros para tomar um banho de ducha e cerca de 280 litros para lavar uma calçada. O mais grave nesse contexto é o fato de não enxergarmos que essa água é, exatamente, aquela que chega às torneiras de nossas residências. Isto quer dizer: água tratada - bem precioso que deveria ser, estritamente, destinado ao consumo humano. 

10 comentários:

  1. Parabéns Salatiel. Acompanhando seu Blog já aprendi a lição de casa. Tenho conseguido bons resultados com os meus vizinhos e amigos.

    ResponderExcluir
  2. Felicidades por el blog y por estos escritos tan interesantes. Gracias por tu visita a mi blog y que todavía he visto hoy, algo ha pasado que no me llegó la notificación al mail.
    Encantada de venir a leer y saludar

    Abrazos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog!!
    É um blog interessante!Agradeço a visita.
    Boa noite.

    ResponderExcluir
  4. seu blog é muito interessante!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, este é o meu novo site do blog http://oblogdasky16.blogspot.pt/ :)

    ResponderExcluir
  6. Verdade!!
    Hilda's Bordados veio bordar um recadinho para desejar a você e toda a sua família e amigos um feliz natal e próspero ano novo!! Que seja um ano de realizações, cheio de amor, carinho, paz, alegria, solidariedade e muito maaais!!!
    Que a nossa amizade continue com muito carinho e afeto.
    Sinta-se abraçado por mim e minha família.
    Hilda's Bordados
    Beijos em todos no ♥

    ResponderExcluir
  7. Estou a tentar visitar todos os amigos da verdade em poesia afim de lhes desejar um 2016 muito feliz cheio de grandes vitórias e muita saúde e Paz.
    António.

    ResponderExcluir
  8. Desculpe o atraso, só agora tive um tempinho para vir bordar um recadinho, desejando boa páscoa e bençãos de JESUS para vc e toda a sua família.
    Beijos em todos no ♥.
    *.¸ღ¸.*☆*.*✿⊰*.¸ღ¸.*☆*¸.*✿⊰*.¸ღ¸*☆*¸.*✿⊰*.¸ღ¸.*☆*.*✿⊰*.ღ¸.*☆*.*✿⊰*.ღ¸.*☆*.*✿⊰

    ResponderExcluir
  9. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço e muita paz e saúde.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir