"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Melhorar transporte público poderá economizar US$ 70 trilhões até 2050


Relatório da Agência Internacional de Energia aponta que priorizar ônibus, trens e bicicletas em vez de automóveis resultará em ganhos econômicos e em benefícios para a sociedade, o meio ambiente e o clima.


Relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) aponta dados que reforçam a necessidade de repensar a mobilidade das cidades. O documento afirma que até 2050 o consumo de energia do setor de transportes urbanos deve dobrar e que promover melhorias que evitem esse cenário pode resultar na economia de até US$ 70 trilhões.

Estima-se que até 2050 cerca de 70% da população mundial viva em centros urbanos. Com essa expectativa o consumo de energia gerado pelo transporte deverá dobrar. Em função disso, há necessidade que sejam adotadas, imediatamente, soluções eficientes, baratas e seguras com o propósito de melhorar o transporte urbano.

Segundo o relatório, o consumo de energia gerado pelo transporte cresceu 30% na última década e as emissões de gases do efeito estufa subiram quase dois bilhões de toneladas de CO2 equivalente por ano desde 2000.

A AIE avaliou 30 cidades de todo o mundo para identificar exemplos práticos do que pode ser feito para melhorar esse panorama.

Em todas as iniciativas citadas, a agência destaca que as medidas bem sucedidas são aquelas que favorecem o transporte coletivo, alterando o paradigma de muitos países que colocam os automóveis como prioridade, e por isso investem bilhões em obras como viadutos e duplicação de vias.

Por exemplo, Buenos Aires, em 2009, tinha 54% dos dois milhões de pessoas que moram em cidades satélites e em bairros de periferia indo trabalhar na capital argentina em automóveis. Para alterar essa situação, que provocava congestionamentos e prejudicava a vida de todos, foi criado o Plano de Mobilidade Sustentável. Através dele, foi feita a expansão de vias exclusivas para ônibus, colocados em prática programas de empréstimo de bicicletas e sistema de BRT (Bus Rapid Transit – ônibus de alta capacidade, na Argentina batizado de Metrobus). O resultado teria sido tão positivo que a cidade agora planeja aumentar para 200 km o total de corredores de BRT e passar as estações de bicicletas de 21 para 100 até o fim deste ano.

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