"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

quinta-feira, 3 de março de 2011

Uso de Fertilizantes Fosfatados deixa Oceanos sem vida

Os 10 países - maiores detentores de terras aráveis do planeta (EUA, Índia, China, Rússia, Brasil, Austrália,  Canadá, Ucrânia, Nigéria e Argentina) considerados como seleiro do mundo, enfrentam hoje os problemas decorrentes do uso indiscriminado dos fertilizantes fosfatados.
Faz-se necessário lembrar, Caro Leitor, que depois do Nitrogênio (N) o Fósforo (P) é o nutriente mais comumente aplicado às culturas. Os compostos: Ferro (Fe) e Manganês (Mn), por exemplo, insolúveis e indisponíveis às plantas, beneficiam as culturas a partir da aplicação de P superiores às requisitadas  pela espécie.
O Fósforo é importante para o desenvolvimento do sistema radicular das plantas, formação e fecundação das flores, fixação dos frutos e formação das sementes. Todavia, o excesso desse fertilizante aplicado ao solo, normalmente decorrente da ignorância dos detentores de latifúndios  ou da falta criteriosa de uma análise de solo procedida por técnicos capacitados, está atingindo os Oceanos, assim comprometendo a biodiversidade marinha.
Segundo o UNEP Year Book 2011, a demanda pelo fosfato disparou durante o século 20, em função do debate acalorado sobre a possibilidade das reservas finitas de rocha fosfática acabarem em breve.
Estima-se, entretanto, que 35 países produzam fosfato de rocha e entre os dez países com as maiores reservas estão a Algéria, China, Israel, Jordânia, Rússia, África do Sul, Síria e Estados Unidos.
Novas minas de fosfato têm sido comissionadas em países como Austrália, Peru e Arábia Saudita e há países e também empresas buscando por novos horizontes mesmo que distantes, inclusive no fundo do mar na costa da Namíbia.
Alguns pesquisadores sugerem que o consumo de fosfato no mundo é, a médio e longo prazo, insustentável e que o pico de produção, com um posterior declínio, poderá ocorrer no século 21. Por outro lado, o Centro Internacional de Desenvolvimento de Fertilizantes alega que o mundo possui cerca de 60 bilhões de toneladas de reserva de fosfato, ao contrário dos dezesseis bilhões anteriormente estimados. Considerando taxas de produção atuais, estas reservas poderão durar por mais de 300 anos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos também ajustou recentemente as suas estimativas para 65 bilhões de toneladas.
É preciso, Caro Leitor, que se faça mais pesquisas com o propósito de conhecer a forma como o fosfato se desloca pelo meio ambiente, a fim de maximizar a sua utilização na produção agrícola e pecuária e também reduzir o desperdício e impactos ambientais.


Considerações sobre o desperdício de fosfato - recurso precioso para a Agricultura:

Atualmente, os seres humanos consomem através da comida apenas 1/5 do fosfato extraído, ficando o restante retido no solo ou sendo lançado no meio ambiente aquático.
  •  Nos últimos 50 anos, concentrações de fosfato em águas doces e em terra têm crescido na ordem de pelo menos 75%.
  • O fluxo estimado de fosfato para o ambiente marinho a partir da terra já está na ordem de 22 milhões de toneladas por ano.
      Nas megacidades dos países em desenvolvimento, até 70% da água carregada de nutrientes e fertilizantes, como o fosfato é despejada sem tratamento em rios e zonas costeiras.
  • Na Suécia, por exemplo, objetiva-se reciclar 60% do fosfato contido nas águas residuais dos municípios    até o ano de 2015.
         Outras medidas para reduzir as liberações incluem a redução da erosão e da perda da camada superior da terra, onde grandes quantidades de fosfato estão associadas com as partículas do solo e com fertilizantes em excesso que são armazenados após a aplicação.
  • Na África, as perdas de solo estão próximas de 0,5 toneladas por hectare por ano e na Ásia esta relação é ainda maior, chegando a quase 1,70 toneladas por hectare por ano.
Amigo Produtor!  Chegou a sua vez.  Ponha em prática as medidas que poderão minimizar consideravelmente os problemas causados pelo excesso da adubação fosfatada. Faça, a partir de agora, análise do solo antes de proceder qualquer tipo de adubação; Faça aração em contornos; Faça plantio em curva de nível de cercas-vivas em encostas íngremes e, por fim, faça plantação de culturas de cobertura.

6 comentários:

  1. Amigo, estou retribuindo a sua amável visita ao meu humilde cantinho, é sempre uma alegria enorme ver chegar mais um amigo. Adorei o seu blog, um espaço cuidado e de extremo bom gosto, irei acompanhar com imenso prazer.
    Tenha um maravilhoso Fim-de-semana.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  2. Olá., Fiquei muito feliz em ver que tenho mais um amigo para compartilhar meus poemas e pensamentos....te sigo tbm com muito carinho
    Passei para conhecer seus textos; Parabéns escreves com muita inteligência...
    Tenhas uma semana regada de muito amor
    Preciosa Maria

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Obrigada pela companhia!
    Te acompanho agora!
    Beijos meus

    ResponderExcluir
  4. Olá tô passando pra dar uma olhadinha no seu Blog mas gostaria muito que você também pudesse também dar uma olhadinha no meu e dar sua opinião...
    Aproveito para lhe oferecer alguns selos que eu fiz... Escolha o mais adequado para o seu Blog Ok?

    Já te seguindo!

    Grande Abraço!




    meu blog:
    http://www.desenhadinho.com

    pegue o selinho aqui:
    http://www.desenhadinho.com/p/selos.html

    ResponderExcluir
  5. Salatiel,

    Parabéns pelo blog !
    Super importante e atual ...


    Te Sigo com Alegria.

    ResponderExcluir