"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

domingo, 3 de abril de 2011

MAIS DE 1/6 DA POPULAÇÃO DO MUNDO FICARÁ SEM AGUA EM 2050

As fontes naturais de abastecimento de água potável são provenientes das chuvas e estão, sobretudo, armazenadas na superfície da terra  através de rios e lagos e no subsolo, através dos aquíferos. Essas fontes são imprescindíveis para a manutenção equilibrada do Sistema Ecológico e de fundamental importância para o desenvolvimento econômico da humanidade.
Infelizmente, é oportuno lembrar, Caro Leitor(a), que a disponibilidade da água  é cada vez menor. Isto se deve, com certeza, ao uso indiscriminado desse recurso no consumo doméstico, nas atividades comerciais (pecuária e agrícola), na produção industrial, na geração de energia e, finalmente,  na mineração e exploração de petróleo.
A estimativa  de um estudo publicado na revista Norte-Americana Proceedings of the National Academy of Sciences revela que mais de 1 bilhão de pessoas, a maioria vivendo nas grandes cidades, ficarão sem água em 2050. O estudo registra ainda que as más condições sanitárias existentes em algumas metrópoles mundiais agravarão a vida nos biomas, colocando em risco a fauna e a flora.
Segundo os pesquisadores, se a tendência atual da urbanização continuar, em 2050 mais de 1/6 da população das grandes metrópoles do mundo terá acesso a menos de 100 litros de água por dia para viver.
Os cientistas advertem ainda que se forem acrescentados os efeitos prováveis da mudança climática, cerca de outros 100 milhões de pessoas não terão acesso a esse volume de água. O consumo de 100 litros diários é considerado pelos analistas como o mínimo necessário para que um indivíduo satisfaça as suas necessidades básicas (bebida, alimentação e higiene).
O cientista Rob McDonald do centro de estudos privado The Nature Conservancy, coordenador da pesquisa, alega que existem soluções para o problema em evidência. Todavia, salientou Rob McDonald, que é preciso lembrar que isso requer muitos investimentos na infraestrutura e melhor utilização da água em todos os escalões de consumo.

Um comentário: