"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tecnologia a vácuo poderá ser a solução para o desperdício de água provocado pelas descargas sanitárias tradicionais

Resultados de pesquisas recentemente divulgados indicam que entre os atuais sistemas de esgotamento sanitários utilizados no Brasil, o sistema a vácuo se destaca entre os demais (sistema gravitacional – mais utilizado,  sistema de reuso de água e o de aproveitamento de águas pluviais), em função da sua eficiência.
Esse sistema de esgotamento sanitário, hoje largamente utilizado em aeronaves e plataformas de petróleo, consome cerca de 1,2 litro de água a cada acionamento, gerando uma economia na conta de água em torno  de 30%. Sua utilização também produz menos esgoto, fato que se traduz na redução de custos nas estações de tratamento.
Para os pesquisadores  o sistema de esgotamento sanitário a vácuo ainda não se tornou uma realidade no Brasil, em função de se tratar de uma tecnologia importada que, por conseguinte, se reflete no alto custo de implantação. Todavia, alegam categoricamente, que o referido sistema constitui uma das alternativas capazes de evitar o desperdício de água,  provocado pelo uso  das descargas dos vasos sanitários tradicionais, que  consomem entre 6,8 e 12 litros de água a cada acionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário