"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

terça-feira, 11 de maio de 2010

Medicamentos descartados indevidamente contaminam o solo, a água e oferece riscos à saúde da população e dos animais

As substâncias tóxicas encontradas em muitos medicamentos são considerados pelos pesquisadores e ambientalistas como um grave risco para o  meio ambiente. Em razão disto, exigem  cuidados durante o tratamento do resíduo e posterior descarte.
Embora muita gente não saiba o lixo comum ou o vaso sanitário não é o destino correto para esses produtos. Por conterem substâncias químicas, eles podem contaminar o solo e a água e, além disso,  oferecer riscos à saúde da população e dos animais.
Estudos realizados pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas Oswaldo Cruz constataram que 75,3% das pessoas descartam a medicação no lixo doméstico e 6,3% jogam na pia ou no vaso sanitário. E mais, 92,5% nunca perguntaram sobre a forma correta de fazê-lo.
Diante dessa realidade que ora assola o país recomenda-se que os medicamentos vencidos sejam levados aos postos de coleta de lixo tóxicos, normalmente disponibilizados pelas prefeituras nas praças e terminais de coletivos. Essa orientação é válida para qualquer tipo de medicamento, seja comprimido, xarope ou pomada.

2 comentários:

  1. Obrigada salatiel pelo artigo. Em minha casa costuno colocar no vaso sanitário os medicamentos com prazo de validade vencidos. Prometo não mais repetir esse comportamento.

    ResponderExcluir
  2. O site http://www.saisdaterra.com.br esta promovendo a Campanha `` Lugar de Remédio NÃO e no Lixo ´´, promovendo o descarte consciente de Resíduo Químico.
    Evitando a contaminação do descarte do solo e água, acompanhe no link http://www.saisdaterra.com.br/infos.asp?lang=pt_BR&codigo_texto=10 , divulgue esta idéia.

    ResponderExcluir