"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

domingo, 9 de maio de 2010

O planeta celebra o Dia Mundial das Aves Migratórias

Neste fim de semana mais de 40 países comemoram o Dia Mundial das Aves Migratórias. As celebrações que giram em torno do tema: "Salve as aves migratórias em crise” contam com festivais de pássaros, eventos educacionais e competição de fotos.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) tem registrado, que entre todas as espécies de pássaros conhecidas, cerca de 19% são migratórias. Desse percentual, 11% estão sob ameaça de extinção. Neste universo encontram-se o Maçarico de Bico Fino, a Íbis Eremita, o Albatroz dos Gálapagos e o Periquito de Barriga Laranja.
A preocupação com as espécies ameaçadas é generalizada porque as aves em risco são encontradas em territórios de todo o mundo. Atualmente, esses animais além de enfrentarem os perigos gerados pela agricultura, que por sua vez se encarrega de degradar os habitats naturais, estão a mercê do acentuado crescimento urbano e das mudanças climáticas, geradas principalmente pelo aquecimento global.
As comemorações alusivas a esta data visam, sobretudo, lembrar aos governantes, que é preciso fazer mais para conservar os biomas onde vivem essas espécies.

3 comentários:

  1. Parabens Salatiel

    Artigos pequenos, mas rico em informações.

    ResponderExcluir
  2. São atitudes desse tipo que levam pessoas a mudar e refletir, na busca de um mundo melhor

    ResponderExcluir
  3. Parabens!!!!

    Com essa aniciativa pessoas passam a lutar por uma melhor qualidade de vida.

    ResponderExcluir