"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Relatório divulgado pelo IPCC confirma origem das catástrofes


O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), instituído em 1988 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com o propósito de fornecer informações científicas, técnicas e socioeconômicas relevantes para o entendimento das mudanças climáticas, divulgou no final da segunda quinzena do mês de março, o relatório denominado “Impactos da Mudança Climática, Adaptação e Vulnerabilidade”.

Extrai-se, entretanto, desse documento, Prezado(a) Seguidor(a) que as alterações no meio ambiente provocadas pelas mudanças climáticas afetarão, principalmente, aqueles mais necessitados – esses com certeza sofrerão com a escassez de alimentos e moradia.

Esse Relatório aponta, ainda, que os seres vivos serão afetados, significativamente, em diversas áreas. Contudo, o destaque ficou para a falta de alimentos e água potável – desafio deste século.

            O IPCC relata nesse documento algumas situações que, atualmente, já são vivenciadas em função das mudanças provocadas pelas alterações climáticas. Sobressaem-se entre elas:  espécies marinhas e terrestres estão alterando suas atividades sazonais e padrões de migração; eventos climáticos extremos, como secas e enchentes, estão mais frequentes e intensos; nível dos oceanos está subindo devido ao maior calor absorvido e ao derretimento de geleiras e dos polos; processo crescente de acidificação dos oceanos relacionado ao aumento da concentração de CO2.

             Para finalizar Prezado(a) Seguidor(a), o relatório deixou a seguinte lembrança: - “Se as emissões de gases do efeito estufa continuarem subindo, no pior cenário, até o fim do século XXI, o número de pessoas expostas a grandes enchentes triplicará, caso não haja, a tempo e a contento, a devida mitigação das  referidas emissões.”

            Diante deste cenário, agora mais assustador, é imperioso que cada um de nós faça, efetivamente, a sua parte, sem deixar, entretanto, de cobrar das autoridades que ora detêm o poder, as medidas necessárias para a devida mitigação das emissões dos gases que causam o Efeito Estufa - dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), perfluorcarbonetos (PFC's ) e, também, o vapor de água.

9 comentários:

  1. Trágico e para reflectir. Vejo imensas conferências, movimentos, artigos em todos os jornais e revistas da especialidade mas...de concreto, de muito concreto, não vejo nada... O poder seja de que maneira for, está acima do que está para desabar em cima das nossas cabeças ou dos nossos filhos e netos. A responsabilidade é apenas um slogan e isso dá-me medo.
    Gostei desta postagem
    Abraço

    Graça

    ResponderExcluir
  2. !Hola,Salatiel!

    Muchas gracias por tu visita en mi humilde blog,y por seguirlo.Muchos besos.Feliz domingo.

    ResponderExcluir
  3. happy to be here... wellcome to my blog!! greetings!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. it is very dangerous not to care about our earth.. I hope the best for it!!! and for our future!!!!
      greetings from Greece!

      Excluir
  4. Interesantes temas y algo que todos deberíamos estar preocupados. Gracias por compartir
    En amoroso ligh

    ResponderExcluir
  5. El hombre es el peor animal de si mismo y de todo lo que le rodea...No sabe admirar lo que nos han regalado ,,Solo saben destruir dia a dia para ganar dinero..Eso es lo que importa en esta vida para estos detructores del medio Ambiente...Es una pena!!!!

    Gracias por compartir esta buenisima entrada para reflexionar!!

    Con cariño Victoria

    ResponderExcluir
  6. Salatiel Monteiro - Acompanhando você já realizo movimento para minimizar essa Situação.
    “Se as emissões de gases do efeito estufa continuarem subindo, no pior cenário, até o fim do século XXI, o número de pessoas expostas a grandes enchentes triplicará, caso não haja, a tempo e a contento, a devida mitigação das referidas emissões.”

    ResponderExcluir
  7. Olá, deixo-te aqui o link do meu novo blog: http://o-blog-da-rafaela-hope.blogspot.pt/ beijinhos*

    ResponderExcluir