"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Lixo brasileiro pode render 10 bilhões por ano






O Brasil joga no lixo, a cada ano, cerca de R$ 10 bilhões por falta de reciclagem e destinação adequada de resíduos sólidos.







Atualmente, os lixões além de prejudicarem o meio ambiente, geram problemas sanitários, econômicos  e sociais.

Vamos torcer Prezado(a) Seguidor(a), desde já, para que o Governo Federal através do Ministério do Meio Ambiente (MMA) implante no país, efetivamente,  a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Essa política visa, sobretudo, eliminar os lixões de todos os municípios brasileiros. Assim sendo, os governos estaduais e municipais terão que substituir os atuais lixões por aterros sanitários.

Com a implantação da PNRS o Brasil, com certeza, deixará de jogar no lixo, a cada ano, cerca de dez bilhões de reais. A Lei que institui a PNRS, certamente, contará com um programa eficiente de reciclagem e destinação adequada de resíduos sólidos, que garanta o retorno de embalagens e outros materiais descartados à indústria.

        Segundo a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) do MMA a proposta da PNRS  não é parar de gerar resíduos sólidos, mas reduzir, reutilizar e reciclar, tratando e dando destinação adequada a esses resíduos.

2 comentários: