"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Brasileiros envenenados por agrotóxicos


Segundo a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil usa 19% de todos os agrotóxicos produzidos no mundo.



Infelizmente Prezado(a) Leitor(a) o Brasil se destaca negativamente no cenário mundial, como sendo o país responsável por 1/5 do consumo de todos os agrotóxicos produzidos no planeta. Em outras palavras, isto quer dizer que o Brasil usa 19% de todos os defensivos agrícolas produzidos no mundo. Nesse  ranking os Estados Unidos assumem a 2ª posição com 17%.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso dos agrotóxicos cresceu 93% entre 2000 e 2010 em todo o mundo. No Brasil esse  percentual foi superior a 190%.
Essa cifra (190%) é preocupante. Pesquisadores de instituições renomadas, especialistas no assunto, afirmam categoricamente que o uso de agrotóxicos no Brasil é abusivo, exagerado e incontrolável. Em função disso, atualmente, cada brasileiro é responsável pelo consumo de 5,7 litros de uma infinidade de agrotóxicos, utilizados principalmente no cultivo dos alimentos que, necessariamente, vão para nossas mesas. O efeito maléfico da ingestão desses produtos foi constatado,  recentemente, nos estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso, quando foi detectado acentuado percentual de agrotóxicos no leite materno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário