"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Consumidores esclarecidos contribuem para que haja consumo consciente

           Na última quarta-feira (19), a Natura (empresa brasileira que atua no mercado nacional de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal), em parceria com a União para um BioComércio Ético (UEBT) realizou em Cajamar (SP),  a conferência “Abastecimento com Respeito” (“Sourcing with Respect”). Esse encontro teve como tema central a importância do compartilhamento de benefícios, práticas éticas para o comércio de ativos da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais.
           Nessa conferência chegou-se às seguintes conclusões: educar consumidores é uma atitude imprescindível para que a sociedade adquira um padrão de consumo que não comprometa a biodiversidade - a certificação é, sem sombra de dúvida, uma das principais ferramentas para esta conscientização e, que promover a preservação do meio ambiente, respeitar conhecimentos empíricos e garantir a repartição dos benefícios ao longo de sua cadeia produtiva, é dever de todos os segmentos da sociedade, que se beneficiam da natureza para o pleno desenvolvimento de sua atividade fim.
           No evento foi divulgado o resultado de uma pesquisa que avaliou o conhecimento dos consumidores sobre a biodiversidade. Além do Brasil, participaram da referida pesquisa: França, EUA, Alemanha e Reino Unido. O resultado apontou que o brasileiro está de bem com a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Enquanto na Alemanha somente 38% dos entrevistados informaram já ter ouvido falar de biodiversidade, no Brasil este índice foi de 92%, o maior entre todos os países pesquisados. Dentre estas pessoas 47% definiram o termo corretamente.

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