Rede varejista lidera lista de 20 empresas destacadas pelo Guia como modelos em práticas sociais e ambientais
A
rede de supermercados Walmart Brasil foi eleita a Empresa Sustentável do Ano. O
prêmio foi concedido pelo Guia Exame de Sustentabilidade como reconhecimento às
ações de sustentabilidade da empresa e à velocidade como as mudanças vêm sendo
feitas na organização. Concorreram ao prêmio 210 companhias de grande e médio
porte de todo o país, e 20 mereceram destaque pelas ações realizadas no último
ano.
A
escolha das empresas destacadas no Guia segue a metodologia elaborada pelo
Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas de São Paulo e
considera as principais referências de indicadores de sustentabilidade
empresarial no Brasil e no mundo. A análise envolve aspectos
econômico-financeiros, sociais, ambientais e de governança corporativa.
Entre
as várias ações que realizou neste ano, o Walmart liderou um acordo entre
varejistas, o Greenpeace e grandes frigoríficos com objetivo de vetar a compra
de carne produzida em áreas desmatadas ilegalmente na Amazônia. O desmatamento
e as queimadas, além de destruírem a floresta Amazônica e outras matas nativas
brasileiras, são responsáveis por mais da metade das emissões nacionais de gases
de efeito estufa, cujo aumento na atmosfera leva ao aquecimento global e às
mudanças climáticas.
"Estamos
atrasados para enfrentar as mudanças climáticas. Se não agirmos rápido, há uma
possibilidade de a temperatura subir entre 2 e 3 graus até 2050. Milhões ou até
bilhões podem se tornar refugiados ambientais. Os países mais pobres serão os
mais afetados. Imaginem o impacto de tudo isso em nossa vida e nossos
negócios”, afirmou Hector Nuñez, presidente do Walmart Brasil, durante a cerimônia
de premiação.
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