O professor Ivan de Toledo Camargo da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), afirmou nesta quinta-feira (27), em debate promovido pela UnB realizado durante o 27º Fórum Brasil Europa, que o desmatamento realizado em apenas um dia na Amazônia é superior ao total da área a ser alagada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
Para se ter uma ideia, enquanto a hidrelétrica Belo Monte alagará uma área de 516 km2, é registrado todo dia, cerca de 500 km2 a menos de florestas na Amazônia. As dimensões são muito próximas. Porém, a diferença está nos benefícios que essa hidrelétrica trará para os brasileiros. Segundo o Professor Camargo, ao contrário dos males causados pelo desmatamento, esse empreendimento garantirá boa parte da energia a ser consumida no país.
Diante do cenário energético ora desenvolvido no Brasil o professor Camargo sugere que se aproveite o bagaço de cana-de-açúcar nos sistemas complementares de geração de energia. Acrescentou: “O Brasil possui 9 milhões de hectares dedicados a plantações de cana-de-açúcar. Em 2020 serão 12 milhões. Registro com isto que o Brasil tem condições de usar o bagaço da cana, que atualmente tem apenas 10% de aproveitamento, para gerar muita energia a partir da biomassa oriunda da moagem".
Nenhum comentário:
Postar um comentário