"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

domingo, 6 de outubro de 2013

Cientistas apontam que as emissões antropogênicas são responsáveis pelo aquecimento global



Os malefícios causados ao meio ambiente, Prezado(a) Seguidor(a), decorrentes das atividades irracionais e,  na maioria das vezes, irresponsáveis, desenvolvidas pelos homens foram, enfim, confirmadas na última sexta-feira do mês de setembro passado. O Grupo de Trabalho I (GT I) do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) apresentou ao mundo, naquela data, "Sumário para os Formuladores de Políticas".

Esse documento que contou com o trabalho direto de 259 autores destaca, nos seus primeiros parágrafos, que cientistas de mais de cem países afirmam, com 95% de confiança, que as emissões de gases do efeito estufa (GEEs) resultantes das atividades humanas, foram responsáveis por mais da metade da elevação média da temperatura registrada entre 1951 e 2010.

Segundo Thomas Stocker, co-presidente do GT I, a temperatura da superfície global para o fim do século XXI é projetada para ultrapassar  1,5C de aquecimento em relação ao período compreendido entre 1850 e 1900. Há, entretanto, possibilidade, embora remota, dessa temperatura ficar acima de 2C.

O documento apresentado  considera que é altamente provável que até o fim do século o nível dos oceanos suba entre 26 cm e  82 cm, causando, desta forma, impactos para cerca de  70% das regiões costeiras do planeta. Faz-se, entretanto, oportuno lembrar que a elevação entre 1900 e 2012 foi de 19 cm.

Adiciona-se, negativamente, a esse cenário, a crescente acidificação que tende a se agravar. Ficou claro nesse Estudo que a acidificação é a principal responsável pelo processo de “branqueamento” dos recifes de coral. Infelizmente, sem os corais, todo o ecossistema marinho está em perigo.

Resta-nos, diante dessa iminente tragédia, Prezado(a) Seguidor(a), torcer  para que as negociações que ocorrerem nas próximas Conferências das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COPs) e outros fóruns, avancem para que haja, entre as nações, o consenso que leve a um acordo climático capaz de reduzir, de forma progressiva, as atuais agressões causadas pelo homem ao meio ambiente.