"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Fauna marinha agoniza com acidificação provocada pelos gases do efeito estufa



A natureza agoniza mais uma vez Prezado(a) Seguidor(a). Agora são os oceanos que imploram socorro. Os mares estão ficando, a cada dia que passa, mais acidificados, haja vista, o aumento significativo das taxas de emissões dos gases do efeito estufa (GEEs).

Recentemente, um estudo publicado no periódico Nature Climate Change aponta que essa acidificação, possivelmente, estará contribuindo para potencializar as mudanças climáticas. O pior - esse estudo ainda evidencia que a resposta dos oceanos ao aumento dos GEEs na atmosfera, pode aumentar as temperaturas em 0,5ºC além do que é esperado ainda neste século.

Outra pesquisa publicada nesse mesmo periódico prevê que os impactos causados pela acidificação, na vida marinha, proporcionará aos crustáceos, tais como caranguejos e lagostas, certa tolerância  ao aumento desse fenômeno nos oceanos. Porém, outros animais, com certeza, não terão a mesma sorte. Corais, moluscos e equinodermos, tais como estrelas-do-mar e ouriços-do-mar, terão a multiplicação das espécies ameaçadas, em função das profundas alterações que serão enfrentadas pelos ecossistemas.

Infelizmente, Prezado(a) Seguidor(a), diante de um cenário extremamente preocupante - afinal, os oceanos cobrem 70% da superfície do Planeta e são fundamentais para a estabilização do clima - não há vertente que norteie atividades, efetivamente concretas, voltadas para a redução da emissão dos GEEs, sobretudo, do dióxido de carbono – vilão desse quadro estarrecedor. 

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Primeira Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais


Prezado(a) Seguidor(a) não deixe de participar da Primeira Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais. Esse evento tem como objetivo difundir os avanços do conhecimento científico sobre a variabilidade climática nacional e global, resultantes de estudos recentes de observação e de modelagem climática.
Nessa Conferência ocorrerá, ainda, o lançamento oficial do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional sobre Mudanças Climáticas do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). Mais uma razão Prezado(a) para você garantir, desde já, a sua efetiva participação nesse encontro.
O referido evento será promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), a Rede Brasileira de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC).