"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

domingo, 21 de abril de 2013

Acréscimo da temperatura global prevista para 2060 será reduzido em 2ºC


A neutralização do carbono emitido pelas maiores petrolíferas europeias reduzirá o Aquecimento Global em 2ºC.


Recentemente um relatório expedido pelo Banco Mundial sinalizou que em 2060 o planeta terra contará com um acréscimo de 4ºC em sua temperatura média. O referido relatório apontou ainda, que se essa previsão for efetivamente confirmada, será inevitável que o próximo século inicie com uma elevação média de temperatura de 6ºC. Como consequência desse acréscimo o nível do mar poderá aumentar, em determinados pontos da terra, em até um metro.

Se a humanidade fizer a opção de não elevar a temperatura global média além de dois graus, metade da prevista para 2060, as emissões de gases de efeito estufa entre 2000 e 2050 não poderão ultrapassar 1.440 gigatoneladas - (artigo publicado na “Nature” no ano de 2009).

Para compreendermos melhor, Prezado(a) Seguidor(a), faz-se necessário esclarecer que das 1.440 gigatoneladas de CO2, (para manter o limite de 2ºC),  já foram usadas, desde o ano 2000, cerca de 400 GT de CO2. Como as reservas conhecidas de combustíveis fósseis giram em torno de 3.000 GT de CO2, isso significa que somente cerca de um terço dessa riqueza potencial pode transformar-se em ganho econômico.

Para a consecução da meta de 2ºC, segundo relatório  recente do HSBC, basta neutralizar todo carbono contido no carvão, no petróleo e no gás detido pelas maiores petrolíferas europeias (BP, Shell, Statoil, ENI e Total). Mesmo assim, esta é a minha visão, é imprescindível que o mundo invista, maciçamente,  na energia  gerada pelas fontes renováveis.