"A terra geme com a agonia gerada pelo Aquecimento Global"

sábado, 27 de julho de 2013

A crescente demanda de energia prevista para as próximas décadas assolará o Meio Ambiente


O meio ambiente pagará caro, Prezado(a) Seguidor(a), pelo crescimento desenfreado ora apresentado pela maioria dos países emergentes, destacando-se entre eles a China e a Índia.

Leia a seguir o quadro energético mundial divulgado nesta quinta-feira (25), pela EIA (Agência Norte Americana que administra as informações referentes à energia), no formato de relatório - International Energy Outlook 2013. O panorama energético descrito nesse documento aponta como o desenvolvimento dos países emergentes justificará a maior parte do aumento no consumo de energia do planeta nas próximas décadas.

Segundo a EIA o crescimento da China e da Índia é a principal razão para o aumento da demanda mundial por energia. Esses dois países somados serão responsáveis por mais da metade do crescimento do uso de energia até 2040.

A EIA projeta ainda, que o consumo de energia passará dos atuais 524 quadrilhões de unidades térmicas britânicas (Btu) para 820 quadrilhões de Btu em 2040. Para tanto, as fontes fósseis deverão atender 80% de toda necessidade. O petróleo continuará sendo a principal fonte de energia do planeta, e registrará um crescimento de 36%. O carvão seguirá, nesse contexto, como sendo a segunda maior fonte, isto porque a China e Índia são grandes consumidores.

Quem pagará essa conta?

O que mais impressiona nesse relatório é a falta de preocupação com o meio ambiente. Porém, infelizmente, é notória a obsessão para estimar que as emissões ligadas ao setor de energia passem dos 31,2 bilhões de toneladas métricas registradas em 2010 para 36,4 bilhões em 2020, chegando, finalmente, a mais de 45,5 bilhões em 2040.

Um comentário:

  1. Un buen texto el que escribes.

    Muchas gracias por tu presencia en mi blog.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir